Uso racional de medicamentos: Você pratica?

Tomar remédios por conta própria, ou por indicação de amigos, sem a prescrição médica já faz parte da cultura do brasileiro. Não importa a dor, pode ser para uma simples dor de cabeça ou até para algo mais grave e complexo. Por isso cada vez mais o Conselhos Farmácia vêm trabalhando para informar a população sobre o uso racional de medicamentos, nada mais é, do quê usá-los de maneira consciente e apropriadas para suas necessidades clínicas, em doses adequadas às suas características individuais, pelo período de tempo adequado e ao menor custo possível, para si e para a sociedade. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o uso indevido de medicamentos é considerado hoje um problema de saúde pública, não só no Brasil, mas mundialmente. Em geral, as pessoas nem levam em consideração o fato de estarem correndo risco de morte, só querem livrar-se da dor.

Uso racional de medicamentos: Você pratica? foi tema do  programa Saúde no Ar, desta sexta-feira (04). Patrícia Tosta conversou com o presidente do Conselho Regional de Farmácia, Mário Martinelli e com a farmacêutica e responsável pelo Centro de Informação sobre o Uso de Medicamentos (CIM), Maria Fernanda Barros.

Ouça a entrevista na íntegra ou assista ao vídeo no Facebook

O Programa Saúde no Ar é transmitido pela Excelsior AM 840 e rádio on line Saúde no Ar, participação pelo watss App 71 99681-3998 ou  3328-7666.

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.