Uso excessivo de eletrônicos causa ansiedade e depressão em crianças e adolescentes

Texto: Henri Marie

O acesso à internet é hoje um hábito tão incorporado ao nosso dia a dia, que nem nos damos conta de que podemos estar exagerando na dose. Atualmente, temos 23,4 milhões de crianças e adolescentes brasileiros conectados. Desses, 68% acessam a internet mais de uma vez ao dia. É o que diz uma pesquisa de 2016 realizada pelo CETIC (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Informação).

A preocupação de pais e profissionais da área de saúde com crianças e adolescentes que não conseguem se desconectar dos aparelhos eletrônicos é um desafio cada vez maior.

Segundo a neuropediatra Renata Maria Episcopo, sintomas como ansiedade e depressão podem estar associados ao uso excessivo dos aparelhos eletrônicos, pois a tendência é que os jovens, entre 9 e 17 anos, se acostumem a manter relações virtuais, se afastando do mundo real. Ainda segundo ela, ao se deparar com a necessidade de lidar com as demandas da vida ao vivo ela se desestrutura emocionalmente. Nessas horas, “é fundamental a mediação dos pais e estabelecer junto aos jovens quais são os limites do uso diário das mídias sociais”, explica.

Pais preocupados em desconectar os filhos, sentem dificuldade de, por exemplo, atraí-los a leitura. O pedagogo Bruno Sepúlveda, nos ajuda nessa tarefa explicando que não basta entregar o livro na mão da criança ou do adolescente, “é importante ir com os filhos à livraria e deixar que escolham um livro. Com as crianças, em particular, essa é uma boa oportunidade de incentivar o gosto pela leitura.  Sente com ele e compartilhe desse momento. ”, ensina.

Ouça a entrevista completa dos especialistas:

Saiba mais sobre o tema:

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.