Uso contínuo de paracetamol pode causar risco, aponta estudo

O uso contínuo de um dos medicamentos mais populares – o paracetamol, pode causar diversos problemas de saúde – que variam desde os renais e intestinais, até os cardíacos, além de aumentar as chances de morte, segundo pesquisadores. Dados de oito estudos foram analisados sobre o paracetamol no Instituto de Medicina Reumática e Músculo-esquelética.

Uma pesquisa apontou uma maior taxa de letalidade, de até 63%, entre os usuários do remédio. Já as outras quatro mostraram aumento no risco de problemas cardiovasculares, entre 19% e 68%. O risco de hemorragia gastro-intestinal e outros efeitos ligados ao intestino, também foram analisados e apresentaram a taxa máxima de 49%.

Segundo informações dos pesquisadores, fornecidas ao jornal britânico Annals of the Rheumatic Diseases, eles acreditam que o risco real da prescrição do paracetamol seja maior do que percebido atualmente pela comunidade clínica. De acordo com o professor em toxicologia clínica na Universidade de Edimburgo – Escócia, Nick Bateman, o paracetamol é ainda o analgésico mais seguro, e este estudo não deveria fazer com que as pessoas parem de toma-lo. O problema real é com o uso prolongado e ingestão de altas doses do medicamento.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.