Todos os dias, ao acordamos, já temos em mente a lista de tarefas a cumprir, que só de pensar, parece impossível de dar conta em um único dia. É nessa hora, que muitas pessoas, acabam procrastinando, ou seja, adiando algumas demandas, pois são tomadas pela ansiedade e o estresse, e não conseguem se organizar para cumprir suas tarefas.
Em entrevista a Patrícia Tosta, no programa Saúde no Ar, a coach Joanna d’Arc afirma que a administração do tempo é uma competência essencial não só para o mundo corporativo, mas para vida, e mais, é algo possível de se aprender.
De acordo com Joana, o relógio é uma ferramenta importante, uma invenção do homem para que ele possa marcar seus compromissos, evitando que ele perca horários como, por exemplo, de uma consulta médica. Mas, ainda segundo a coach, temos uma grande novidade na gestão do tempo, que deve ser associada ao uso do relógio: A bússola.
Neste caso, metaforicamente, a bússola a que ela se refere, é outra ferramenta que possuímos e que precisamos aprender a usar como um norte, no sentido de diferenciar o urgente do que é realmente importante. “Essa bússola está associada aos nossos valores. Ela vai indicar se nossas tarefas estão alinhadas com a missão de vida a que nos propomos. ”, explica.
Dessa forma, é fundamental planejar o tempo de forma a aproveitar cada segundo, pois são preciosos, e tudo começa com a definição de prioridades dos afazeres do dia, de forma planejada e organizada, pois só assim, evitamos a procrastinação.
Ouça o comentário completo da coach Joanna D’arc, no áudio abaixo: