Os atendimentos da Unidade de Urgência Odontológica (UAO) do Dique do Tororó estão suspensos em razão da requalificação da estrutura. A intervenção deve durar 90 dias e visa permitir o conforto e segurança às pessoas que utilizam o serviço, além de uma adaptação do equipamento aos princípios e diretrizes atuais do Sistema Único de Saúde (SUS).
Pacientes que necessitem de atendimento odontológico de urgência e emergência podem se dirigir a uma das nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da rede municipal – Adroaldo Albergaria (Periperi), Pirajá, Paripe, San Martim, Valéria, Barris, São Cristóvão, Brotas, Hélio Machado (Itapuã) -, que ofertam a assistência em regime de plantão. Nessas unidades, é possível realizar desde procedimentos mais simples a outros complexos, a exemplo de cirurgia bucomaxilofacial.
O atendimento ambulatorial deve ser iniciado em uma Unidade Básica de Saúde e, conforme a necessidade, o usuário é encaminhado para um dos seis Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) da cidade, localizados nos bairros da Federação, Mussurunga, Cajazeiras, Cabula 6, Periperi e Carlos Gomes. Nos CEOS, são oferecidos serviços de média e alta complexidade. Esse ano, os seis Ceos do município realizaram cerca de 30 mil atendimentos.
Endereços – A média de atendimento mensal dos CEOs é de 1,5 mil por mês. O CEO de Mussurunga está localizado na Rua 1, Setor E, Caminho 16; o da Federação está situado na Rua Barão do Triunfo, s/n; o do Centro fica na Rua Carlos Gomes, número: 63/66. O CEO de Periperi fica na Rua das Pedrinhas, s/n e o de Cajazeiras, na Cajazeira V, Via Local B, Quadra 07.
Cabula VI – O CEO do Cabula VI, que funcionava parcialmente por conta de um comprometimento da estrutura física, opera plenamente, desde o dia 26 de julho, com equipamentos modernos e equipes completas, proporcionando uma atenção especializada à saúde bucal da região.
Fonte: Secom Salvador
Fotos: Jefferson Peixoto
Redação Saúde no Ar