Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. As arboviroses mais comuns em ambientes urbanos são: Dengue, Chikungunya e Zika,transmitidas pelo mosquito, Aedes Aegipt.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, vigilante ao cenário epidemiológico da cidade, reabre a Upinha Barris nesta terça-feira (12), para ampliar o atendimento aos casos suspeitos de arboviroses e síndromes respiratórias, além de garantir que população seja assistida de maneira efetiva e ágil. A unidade, que fica ao lado da UPA Vale dos Barris, vai funcionar 24h por dia, de domingo a domingo. A partir das 7:30h, a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, dará início a operacionalização.
A Upinha é uma unidade modular com três consultórios, 13 leitos de observação, sendo um leito de estabilização, sala de medicação, sala de coleta de exames laboratoriais e áreas de apoio administrativo. A capacidade de atendimento da unidade é de 150 por dia, ou seja 4.500 paccientes deverão ser acolhidos em um mês.
A vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos, reforça o compromisso da SMS em garantir o cuidado com as pessoas. “Estamos acompanhando de perto todo cenário epidemiológico de Salvador e, nos antecipando para que não tenhamos uma sobrecarga na nossa rede, em específico na Urgência e Emergência. Reativamos a Upinha, desta vez atendendo também casos suspeitos de arboviroses e vamos ampliar nossa força com a abertura de uma outra unidade modular em Itapuã ainda em março.”
O serviço contará com 18 profissionais, sendo três médicos plantonistas durante o dia e dois médicos à noite, dois enfermeiros, três técnicos de enfermagem, dois técnicos de laboratório, um bioquímico, 02 ASG, dois administrativos e um apoio operacional.