Universidades públicas repudiam PEC que propõe cobrança de mensalidades

De acordo com a nota, “as universidades públicas não foram consultadas sobre a matéria que lhes diz respeito –o que parece básico a qualquer atividade legislativa, já que o legislar prescinde, fundamentalmente, de diálogo”.

Os reitores destacam ainda que as universidades contribuem para o crescimento econômico; bem como social e científico do país, uma vez que formam profissionais qualificados. Argumentam também que passar a cobrar o pagamento das mensalidades seria um equívoco sem precedentes.

Segundo, o texto original a norma propõe que a gratuidade permaneça apenas para os estudantes que comprovem a incapacidade de pagar mensalidade; em critérios estipulados pelas próprias instituições de ensino, a partir de parâmetros definidos pelo Executivo.

Assim, não há estimativa de quantos estudantes acabariam afetados de imediato, em caso de aprovação e sanção da proposta.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.