O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) certificou 77 unidades de saúde de Salvador, como “Amigas da Primeira Infância”, representando 70% das unidades cadastradas no projeto Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI). O reconhecimento foi celebrado nesta quarta-feira (11), em evento realizado no bairro do Garcia, destacando avanços nos cuidados às crianças de zero a seis anos no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) e na Educação municipal.
A iniciativa UAPI busca assegurar que os serviços de saúde estejam capacitados e comprometidos em promover o desenvolvimento integral e saudável das crianças na primeira infância, etapa fundamental para o crescimento físico, cognitivo e emocional. O projeto adota estratégias como a qualificação das equipes de saúde, a integração com setores como educação e assistência social, além do incentivo à participação familiar e comunitária.
Em Salvador, os profissionais da APS participaram de quatro capacitações que abordaram temas como infância antirracista, vigilância alimentar e nutricional, e atenção ao pré-natal. O secretário municipal de saúde, Alexandre Reis, destacou a importância da adesão ao projeto: “Nosso compromisso é assegurar o melhor cuidado para nossas crianças. A UAPI trouxe novas perspectivas para aprimorar o trabalho que realizamos. Investir na primeira infância é uma estratégia poderosa para reduzir desigualdades e promover bem-estar social. Ampliamos a participação de 19 para 110 unidades cadastradas no projeto e seguimos avançando.”
Com a implementação da UAPI, a APS fortalece ações que contribuem para a redução da mortalidade infantil, o aumento da cobertura vacinal, o incentivo ao aleitamento materno e o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças. Além disso, reafirma o papel das unidades de saúde como espaços acolhedores e transformadores para crianças e suas famílias, consolidando a APS como pilar de um sistema de saúde mais equitativo e acessível.