Em entrevista a oficial do Unicef no Brasil Rayanne França afirmou que políticas públicas são importantes para garantir a dignidade menstrual. De acordo com França, “quando estamos falando sobre esse tema, estamos falando sobre autoestima; confiança e todos esses elementos são importantes para garantir o desenvolvimento pleno de adolescente e jovens”.
Além disso, a porta-voz diz a importância em pensar em políticas públicas que ofereçam acesso à informação e insumos para as adolescentes nas escolas.
“Informações levadas de forma fidedigna, para entendermos que o ciclo menstrual é um ciclo natural. Precisamos falar de uma maneira muito mais leve e não com esses tabus”, afirmou.
Dia Mundial da Dignidade Menstrual
No ultimo sábado (28), é celebrado o Dia Mundial da Dignidade Menstrual, data criada para chamar atenção para ações e políticas públicas que possam garantir itens de higiene às pessoas que menstruam.
De acordo com levantamento realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com dados da Pesquisa Nacional de Saúde; de 2013 a 2018, mais de 4 milhões de meninas, entre 10 a 19 anos, não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas do Brasil. A população brasileira nesta faixa etária é de 15,5 milhões de adolescentes, de acordo com a pesquisa.
Fonte: CNN