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UNICEF disponibiliza orientações globais para proteger crianças e escolas do coronavírus

A orientação inclui ações práticas e listas de verificação para gestores, professores, pais e crianças. Faça o download aqui: http://bit.ly/covid-19_escolas Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) orientações globais para  proteger crianças e escolas da transmissão do vírus Covid-19 . O documento foi elaborado pela Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC), o UNICEF e a Organização Mundial da Saúde (OMS). O documento fornece orientações cruciais e uma lista de itens que devem ser verificados para manter as escolas seguras. Também aconselha as autoridades nacionais e locais sobre como criar e implementar planos de emergência para manter as instalações educacionais seguras.

No caso de fechamento de escolas -como já foi decretado no Rio de Janeiro, em Goiás e no Distrito Federal e está começando em São Paulo e outros Estados e municípios -, as orientações incluem recomendações para mitigar os possíveis impactos negativos no aprendizado e no bem-estar das crianças e dos adolescentes. Isso significa ter planos sólidos para garantir a continuidade da aprendizagem, incluindo opções de educação a distância – como estratégias de educação online e transmissões de rádio de conteúdo acadêmico e acesso a serviços
essenciais para todas as crianças. Esses planos também devem incluir as etapas necessárias para a eventual reabertura segura das escolas.  Onde as escolas permanecem abertas e para garantir que as crianças e suas famílias permaneçam protegidas e informadas, o documento solicita:

• O fornecimento de informações às crianças sobre como elas devem se proteger;
• A promoção de melhores práticas de lavagem das mãos e higiene e o fornecimento de suprimentos de higiene;
• A limpeza e desinfecção de edifícios escolares, especialmente instalações de água e saneamento; e
• O aumento do fluxo de ar e ventilação.

A educação pode incentivar estudantes a que se tornem defensores da prevenção e do controle de doenças em casa, na escola e na comunidade, conversando com outras pessoas sobre como evitar a propagação de vírus.

Manter operações escolares seguras ou reabrir escolas após o fechamento exige muitas considerações, mas, quando bem feitas, podem promover a saúde pública. Por exemplo, as diretrizes escolares seguras implementadas na Guiné, na Libéria e em Serra Leoa durante o surto de ebola de 2014 a 2016 ajudaram a impedir a transmissão escolar do vírus.
O UNICEF está incentivando os sistemas educacionais – estejam as escolas abertas ou atuando de forma remota a que forneçam aos alunos um apoio integral. Além de explicar às crianças como proteger a si mesmas e suas famílias, é preciso facilitar o apoio à saúde mental e ajudar a prevenir o estigma e a discriminação, incentivando estudantes para que sejam gentis uns com os outros e evitem estereótipos ao falar sobre o vírus.  A nova orientação também oferece dicas e listas de verificação úteis para pais e responsáveis, bem
como para crianças e estudantes. Essas ações incluem:

• Monitorar a saúde das crianças e mantê-las em casa, se estiverem doentes;
• Incentivar as crianças a que façam perguntas e expressem suas preocupações; e
• Tossir ou espirrar em um lenço de papel ou na dobra do cotovelo e evitar tocar rosto, olhos, boca e nariz.

Para mais informações  sobre o coronavírus, acesse o site da Opas/OMS  e o do Ministério da Saúde

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Jorge Roriz

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