Unicef alerta para mortalidade infantil provocada pela seca na Coreia do Norte

 

O Fundo das Nações Unidas ( Unicef) alertou que a  seca que atinge a Coreia do Norte requer medidas urgentes para evitar a morte de crianças na Correia do Norte, “principalmente as crianças que estão enfraquecidas pela subnutrição”.

“A situação é urgente. Mas, se agirmos agora, podemos salvar vidas”, disse o diretor do órgão para a Ásia Oriental, Daniel Toole, salientando a importância do envio de especialistas e de ajuda humanitária.  “Se adiarmos essas medidas até termos a certeza de que as colheitas foram afetadas, pode ser tarde demais para salvar a maioria das crianças vulneráveis”, informou a Unicef.

A Coreia do Norte sofre atualmente a pior seca dos últimos 100 anos, segundo a imprensa oficial, com sérios impactos nas regiões de plantação de arroz. A falta de chuvas reduz o acesso a água limpa e agrava os riscos para as crianças.

Um estudo de 2012 revelou que um quarto de todas as crianças do país sofriam de má nutrição crônica – uma condição habitualmente causada por uma combinação de água não potável e falta de saneamento, consumo alimentar inadequado e falta de acesso aos cuidados de saúde.

Fonte: Unicef/Agência Lusa.

JR

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.