Categories: Artigo

Uma Mensagem Especial de Sua Santidade, o Dalai Lama

Meus queridos irmãos e irmãs,
Estou escrevendo essas palavras em resposta aos pedidos repetidos de muitas pessoas ao redor do mundo. Hoje, estamos passando por um período excepcionalmente difícil devido ao surto da pandemia de coronavírus.
Além disso, outros problemas enfrentam a humanidade, como mudanças climáticas extremas. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para expressar minha admiração e gratidão aos governos de todo o mundo, incluindo o governo da Índia, pelos passos que estão tomando para enfrentar esses desafios.
A tradição indiana antiga descreve a criação, permanência e destruição de mundos ao longo do tempo. Entre as causas dessa destruição estão armas e doenças, o que parece concordar com o que estamos enfrentando hoje. No entanto, apesar dos enormes desafios que enfrentamos, os seres vivos, incluindo os humanos, mostraram uma capacidade notável de sobreviver.
Por mais difícil que seja a situação, devemos empregar ciência e engenhosidade humana com determinação e coragem para superar os problemas que nos confrontam. Diante de ameaças à nossa saúde e bem-estar, é natural sentir ansiedade e medo. No entanto, sinto grande consolo nos seguintes conselhos sábios para examinar os problemas diante de nós: ‘Se há algo a ser feito – faça-o, sem a necessidade de se preocupar; se não houver nada a ser feito, se preocupar com isso ainda não ajudará.
Atualmente, todo mundo está fazendo o possível para conter a disseminação do coronavírus. Aplaudo os esforços conjuntos das nações para limitar a ameaça. Em particular, agradeço a iniciativa que a Índia tomou com outros países da SAARC de estabelecer um fundo de emergência e uma plataforma eletrônica para trocar informações, conhecimentos e conhecimentos para combater a disseminação do Covid-19. Isso servirá de modelo para lidar com essas crises no futuro também.
Entendo que, como resultado dos bloqueios necessários em todo o mundo, muitas pessoas enfrentam enormes dificuldades devido à perda de meios de subsistência. Para aqueles sem renda estável, a vida é uma luta diária pela sobrevivência. Peço sinceramente a todos os envolvidos que façam todo o possível para cuidar dos membros vulneráveis ​​de nossas comunidades.
Ofereço uma gratidão especial à equipe médica – médicos, enfermeiros e outras equipes de apoio – que estão trabalhando na linha de frente para salvar vidas com grande risco pessoal. Seu serviço é realmente compaixão em ação.
Com sinceros sentimentos de preocupação por meus irmãos e irmãs em todo o mundo que estão passando por esses tempos difíceis, oro pelo fim precoce dessa pandemia, para que sua paz e felicidade sejam restauradas em breve.
Com minhas orações,
Dalai Lama
Thekchen Choeling
Dharamsala, HP, Índia
30 de março de 2020
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Julho amarelo – Combate as hepatites virais

Ministério da Saúde estima que mais de 785 mil pessoas foram diagnosticadas com hepatite nas…

13 horas ago

Alimentos ultraprocessados que podem encurtar sua vida

De acordo com um novo estudo realizado com mais de 500 mil pessoas acompanhadas por…

16 horas ago

A educação com a inteligência artificial e as deficiências de sua aplicação no Brasil

Fernando Alcoforado* Este vídeo tem por objetivo apresentar como a inteligência artificial poderá ser utilizada…

17 horas ago

Meta foi proibida de treinar inteligência artificial com informações de usuários brasileiros

O governo federal proibiu a empresa Meta - dona do Facebook, do Instagram e do…

19 horas ago

Festival Latinidades abre programação do Julho das Mulheres Negras

O Julho das Mulheres Negras será aberto em Salvador com o 17º Festival Latinidades, que…

20 horas ago

Vacinação contra o HPV é ampliada para quem usa PrEP

Usuários da chamada profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV, com idades entre 15 e 45 anos,…

20 horas ago