O tema não foi por acaso Sustentabilidade da Rede Filantrópica da Rede de Saúdes: Rumo ao Futuro.
O V fórum e o Benchmarking da FESFBA 2022 uma demonstração que é possível compartilhar experiências exitosas, com sustentabilidade em momentos de escassez de financiamentos.
Os líderes e gestoras no evento aplaudiram a presidente Doraides Nunes, pelo sucesso do evento, o qual, cumpriu mais uma vez com o seu propósito, além das afiliadas, mas com toda sociedade, quando trouxe o tema sustentabilidade, nos contextos econômico (custo) social Humanização e assistencial social e ambiental (cases ambientais).
Rumo ao futuro.
Muitas falas, em ressonância com a preocupação com a sustentabilidade no tripé econômico, social e ambiental. Jovens entusiastas apresentando possibilidades de redução de Co2, bem como redução de custos humanizados. Oxalá, a pasta dá Saúde dá sinais que caminha alinhada aos ODS 2030. Parabéns!
Instituições Presentes
Estiveram presentes outras Federações Filantrópicas, a exemplo, Os presidentes da FEDERASE (Sergipe) e FEMICE (Ceará), Márcia Oliveira e Rafael Vieira, juntamente com o vice-presidente da FEHOSPE (Pernambuco), Filipe Leandro Bitu. Kátia Rocha da Federação das Santas Casas de Minas Gerais. Esteve também presente com a palestra magna do evento, Mirocles Véras, presidente Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB).
Benchmarking
Do total de 48 cases cadastrados, a comissão julgadora V Benchmarking FESFBA teve trabalho para escolher o vencedor de cada uma das seis categorias, haja vista, a excelência dos cases apresentados. A seguir a premiação
Humanização
O Instituto de Nefrologia Alaíde Costa (Santa Casa de Ruy Barbosa), venceu com o case: O seu bem-estar é nosso tesouro, apresentado por Marcia Gós.
Gestão de Custos
O Instituto de Nefrologia Alaíde Costa (Santa Casa de Ruy Barbosa), venceu com o case: Farmacoeconomia, uma ferramenta clínica para gestão dos gastos com medicamentos, apresentado por Daniele Nascimento.
Socioambiental
A Santa Casa de Misericórdia da Bahia (Hospital Santa Izabel), venceu com o case: Em busca do zero líquido, primeiros resultados alcançados na Race to Zero, apresentado por Thiago Wad
Segurança do Paciente
A Fundação José Silveira, venceu como case: Primeira Maternidade 100% SUS com certificação ONA2, apresentado por Eduarda Carvalho
Inovação e Tecnologia
A Liga Álvaro Bahia contra a Mortalidade Infantil (mantenedora do Hospital Martagão Gesteira) venceu com o case: Quadro de gestão diário para sustentar a melhoria, apresentado por Mariana de Oliveira Lima Caldas
Pesquisa Assistencial
O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) venceu com o case: Saúde Bucal, apresentado por Micaela Lemos.
No encerramento, ao agradecer aos associados que participaram do evento, a presidente Doraides, manifestou sua grande satisfação com o sucesso do Benchmarking, que possibilita a troca de experiências entre os associados. “Já estamos necessitando repensar o evento, diante do grande crescimento”, acrescentou.