Durante os horários de almoço e jantar da última quinta-feira (29), alguns alunos e funcionários da Universidade Federal da Bahia (Ufba) tiveram casos de intoxicação alimentar, após comerem no Restaurante Universitário (RU) de Ondina, em Salvador.
Por conta da gravidade dos casos, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para atender os estudantes e funcionários que passaram mal. Os casos foram confirmados em nota da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador.
“Houve 4 chamados abertos para atendimento desta ocorrência. Um dos indivíduos que estava com quadro de gastroenterite foi encaminhado, através da unidade CN13, para a UPA dos Barris. Outras pessoas que estavam com sintomas leves foram orientados a procurar unidade de saúde, pois não havia necessidade de atendimento de emergência”, diz em nota.
Com a confirmação dos casos de intoxicação pela UFBA, a universidade fechou o Restaurante Universitário da Ondina para investigar a situação. Outros RU estão localizados em São Lázaro e Vitória. Contudo, enquanto o serviço estiver suspenso, a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil fornecerá auxílio-alimentação para os estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.