Portal Saúde no Ar



Trombose: dicas para evitar

O 13 de outubro é comemorado o dia mundial da trombose. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa prevenível de morte em todo o mundo; levando a óbito mais de 17 milhões de pessoas por ano. Por outro lado, no Brasil, a Sociedade Brasileira de Cardiologia contabiliza aproximadamente 300 mil óbitos anuais causados por essas enfermidades em território nacional.

Segundo o imunologista especializado em reprodução humana e diretor médico do RDO Diagnósticos Médicos, Dr. Ricardo de Oliveira;  a obstrução de veias, causada pela formação de um coágulo, é chamada de trombose venosa profunda (TVP). A complicação mais grave da trombose venosa profunda é o tromboembolismo venoso (TEV) e, ainda mais perigoso, é a embolia pulmonar, que ocorre quando o trombo se desprende do vaso sanguíneo e se aloja no pulmão, bloqueando o fluxo sanguíneo.

Prevenção

Meias elásticas de compressão melhoram a circulação sanguínea nas pessoas que precisam ficar deitadas por longos períodos ou ficam sentadas por muitas horas durante um voo de longa distância.

Assim, nessas situações, sempre que possível, procure se movimentar e dar uma caminhada. Se o problema for o repouso em decorrência de doença ou cirurgia conte com a ajuda de alguém, como um enfermeiro ou fisioterapeuta, para que as pernas sejam postas em movimento, o que impede que o sangue se acumule.

 

Como se formam os coágulos

Quando o sangue coagula, normalmente uma grande vantagem para o nosso corpo. Em caso de lesão, por exemplo, a coagulação garante que as feridas cicatrizarão. Contudo, em determinadas condições, esse processo de coagulação sanguínea, normalmente protetor, ocorre quando não é necessário.

De acordo com o especialista a “Trombose é esta coagulação indesejada. Os coágulos de sangue (trombos) que se formam, não apenas ameaçam obstruir as veias e artérias no local em que se formam”. 

 

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.