De acordo com o prefeito, a estrutura da Arena Fonte Nova contará com três ambulâncias. Uma de suporte avançado para as ocorrências mais graves, equipada com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel e tendo disponível enfermeiro, médico e o condutor. Os outros dois veículos são para atender os casos de menor gravidade, sendo tripulados por um técnico de enfermagem e um condutor.
Já a base que fica no Hospital Salvador tem uma ambulância avançada e outra básica, enquanto que o PA Alfredo Bureau dispõe de duas ambulâncias básicas.
Atualmente, Salvador conta com 85 veículos em circulação, sendo 70 distribuídas nas bases e 15 atuando no transporte de pacientes entre as UPAs.
Ultrassom
Além disso, o gestor contou que nesta quarta-feira, 17, houve entrega de 12 equipamentos de ultrassonografia adquiridos para o Samu. Os aparelhos vão funcionar em 12 ambulâncias avançadas e permitirão a realização do exame de imagem do paciente ainda no veículo.
“Quando essas ambulâncias forem buscar um paciente com suspeita de Covid-19, por exemplo, será possível a realização de exame durante o deslocamento para verificar se há comprometimento pulmonar. Os aparelhos também servirão para outras ocorrências que temos, como acidente de trânsito, que provoca hemorragias internas. Vai dar para identificar o órgão que estiver com sangramento ainda no encaminhamento ao hospital”, explicou Bruno Reis.
Veja também: Vacinação de grávidas contra covid-19 pode proteger bebês