A corrida é considerada a modalidade que possui mais tradição no Atletismo. Foi também a primeira prova da história das Olimpíadas Antigas. No Brasil, a corrida começou a se popularizar no início do século XX. Atualmente, quase metade dos corredores amadores buscam acompanhamento profissional no país, com o objetivo de aumentar seu rendimento. No total, 42,6% dos 2 mil praticantes dessa atividade têm supervisão. É o que revela um estudo recente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O treino de um corredor é constituído basicamente de potência, capacidade aeróbia, coordenação e estabilidade. As articulações dos joelhos, tornozelos e quadris sofrem repetidas vezes uma sobrecarga de impacto. Esse mesmo movimento repetitivo também pode sobrecarregar a coluna e aumentar a possibilidade de ocorrer lesões.
“O acompanhamento profissional é importantíssimo, principalmente porque devem ser levadas em consideração as individualidades biológicas de cada aluno. Além disso, um atleta que está acostumado a correr na rua deve treinar na rua, pois o treino na esteira é totalmente diferente. Outra ressalva é em relação às lesões. Há que se ter cuidado com os treinos de coxas e, em especial de panturrilha, a fim de evitar que ocorra a famosa canelite. Mas, um acompanhamento só é realmente completo se abranger uma equipe multidisciplinar, com nutricionista, cardiologista, educador físico e fisioterapeuta, por exemplo”, explica Guilherme Valero, coordenador fitness.
Além do acompanhamento de um educador físico, uma boa noite de sono e alimentação e hidratação adequadas são fundamentais e contribuem de maneira positiva para potencializar os resultados. Entre os motivos que levam as pessoas se tornarem corredores estão a busca pelo bem-estar e por uma melhor qualidade de vida e convívio social. Já entre os benefícios estão gasto calórico e diminuição de estresse.
Não é à toa que o número de corridas de rua tem crescido, motivando a participação tanto de profissionais quanto de amadores. Em Salvador, já estão confirmadas nove corridas somente para o mês de outubro, como Circuito Banco do Brasil, Desafio 24h das Capitais, Maratona Cidade de Salvador e 5ª Corrida Outubro Rosa.
Fonte: Ascom Bodytech
Foto: Ascom Bodytech
Redação Saúde no Ar