Trauma ocular: saiba mais

 

O trauma ocular se divide em dois tipos: os contusos e os químicos (queimaduras oculares). Em casos de queimaduras, a indicação é usar só água corrente e depois encaminhar a um serviço de saúde, se possível especializado. Nos contusos, com acidente ou perfuração, a dica é não colocar nada no olho, não usar colírios nem pomadas. Outra coisa que pode ser feita é proteger o olho com copo plástico ao redor. Se houver uma pancada no olho, com diminuição da visão, é bom fazer exames periódicos, pois pode haver futuramente um descolamento de retina. Nesses casos, o acompanhamento é muito importante.

A prevenção é fundamental, seja no ambiente doméstico ou em qualquer outro local. Na infância, é preciso tomar muito cuidado com objetos perfuro-cortantes e o trauma doméstico é bem comum. Na idade adulta, há o trauma relacionado à agressão, ocupacional (trabalho) e alguns são mais difíceis de abordar.

Para evitar os traumas no ambiente de trabalho, bastaria seguir as leis rigorosamente e assim usar óculos específicos de segurança, os quais previnem bastante e servem a todos. Com idosos, uma recomendação importante é que na casa não tenha tapetes e os banheiros devem ter barra de proteção. Já em esportes, existem estudos mostrando que o uso de óculos pode prevenir 90% dos traumas oculares.

Trauma Ocular será o tema da entrevista com o Oftalmologista, Vespasiano Santos amanhã (02.02) na Rádio Saúde No Ar ou na Rádio Excelsior Am 840 a partir das 10 às 11h.

Redação Saúde no Ar*

(A.P.N.)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.