Tratamento para epilepsia baseado no metabolismo é descoberto no Japão

Um grupo de pesquisadores do Japão descobriu um tratamento para a epilepsia que se baseia na análise da estrutura do metabolismo, o que representa um grande avanço com relação ao tradicional enfoque neural desta doença, segundo um artigo publicado na revista Science, uma das mais conceituadas no meio científico. 

Os cientistas japoneses explicaram que esta via metabólica poderia levar ao desenvolvimento de novos remédios, dado que os tratamentos atuais não são efetivos para um terço dos pacientes. O novo tratamento foi elaborado a partir de um estudo desenvolvido em 1920, a dieta cetogênica, que se baseia nas gorduras, limita carboidratos ao mínimo e alivia os casos de epilepsia resistente aos remédios. Com essa dieta, a principal fonte de energia do cérebro deixa de ser a glicose e passa a ser as cetonas. O estudo ainda está em fase de testes.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.