Categories: Notícias

Tratamento oncológico durante a pandemia

Com números que crescem diariamente através da transmissão comunitária, o Covid-19 está sendo uma das grandes preocupações para pacientes em tratamento oncológico que fazem parte do grupo de risco da Covid-19, por isso o cuidado com estes pacientes deve ser ainda maior. Consultas, exames semestrais e tratamento não devem ser interrompidos neste período de pandemia.

“Minha rotina atualmente é basicamente casa – hospital”, revela a paciente Kelly Pinheiro, de 34 anos, que teve diagnóstico positivo para o Câncer de Mama em dezembro do ano passado. Em tratamento, ela confirma que a chegada da pandemia mudou sua rotina e tem seguido todos os cuidados e orientações da Sociedade Brasileira de Oncologia. “Passei a tomar medidas que antes não eram necessárias, como evitar sair de casa. Só vou mesmo ao hospital, tentando evitar o contato social. Minha filha não está em aula e eu e meu marido estamos trabalhando home office”, relata.

O trabalho home office tem sido uma grande ajuda para pacientes em tratamentos oncológico e é a opção recomendada por especialistas. O uso de acessórios de proteção também são recomendados, já que as pacientes em tratamento de quimioterapia por conta do Câncer de Mama ficam mais vulneráveis, com deficiência no sistema imunológico. A chamada neutropenia, que é essa queda da imunidade, chega a afetar 34% das mulheres nessa condição.

Além dos cuidados já fortemente divulgados para evitar o Covid-19,  é importante manter iniciativas que melhorem a imunidade de pacientes com Câncer de Mama. Cuidados com a alimentação saudável, manter uma noite de sono com pelo menos 8 horas, praticar exercícios físicos leves e de forma regular e evitar o estresse.

Para a mastologista Dra Mychely Rêgo da Clínica da Mulher Anna Paola Noya Gatto “o aumento de número de casos de Coronavirus no Brasil, tem gerado na população um estado de alerta, ansiedade e medo, porém para quem precisa de acompanhamento médico é importante manter suas consultas e exames em dia, pois na maioria dos casos de câncer, o diagnóstico precoce pode aumentar as chances de cura em até 95% dos casos. Além disso, a manutenção do tratamento para quem já possui o diagnóstico é fundamental”.

Conforme as orientações do Ministério da Saúde, as pessoas devem evitar aglomerações, lugares fechados e permanecerem em casa o máximo possível, mas é importante entender que pacientes que sofrem com doenças crônicas ou mais graves mantenham suas consultas e sigam as orientações dos seus médicos.

“No caso das mulheres em específico, que realizam consultas / exames periódicos, devem ficar atentas aos prazos do vencimento dos seus exames preventivos ginecológicos, mamografia, ultrassonografias entre outros. Muito importante que as mulheres fiquem alertas a qualquer sinal de que algo não vai bem com a sua saúde, como nódulos na mama, sangramentos vaginais, alterações hormonais, perda de peso, dor ao urinar, entre outros sintomas que necessite de uma avaliação médica” pontua Dra. Naura Caldas, Ginecologista da Clínica da Mulher.

“Aqui na Clínica da Mulher Anna Paola Noya Gatto, estamos atendendo de forma criteriosa a todos os requisitos de segurança dos órgãos de saúde e as recomendações do Conselho Regional de Medicina da Bahia – CREMEB e da Associação Brasileira de Medicina – ABM. Estamos agendando um número reduzido de pacientes por dia e orientando sobre a importância de virem com máscara. Realizamos uma triagem no momento da confirmação da consulta/exame e orientamos que reagendem caso estejam com sintomas respiratórios” reforça a Mastologista Dra. Anna Paola Noya Gatto.

 “Fiquei muito segura ao ser atendida na clínica e foi muito importante para mim ter realizado os meus exames. Ficar com a minha saúde em dia nesse tempo de pandemia me deixa mais tranquila”. Afirma Thereza Bastos, paciente da Clínica da Mulher.

O assunto foi tema do programa Excelsior Saúde desta quarta-feira (06.05). A entrevista com a Médica Mastologista e Diretora médica da Clínica da Mulher Dra. Anna Paola Noya Gatto teve transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e web Saúde no Ar. Os ouvintes podem acompanhar o programa diariamente das 9 às 10h pelo site: https://redeexcelsior.com.br/ ou pelo aplicativo https://redeexcelsior.com.br/aplicativo/ e Rádio web saúde no ar: https://player.maxcast.com.br/portalsaudenoar0 . Participação pelo telefone (71) 3328-7666 e WhatsApp (71) 99681-3996.

Ouça a entrevista:

 Sobre A Clínica da Mulher Anna Paola Noya Gatto:

A Clínica da Mulher Anna Paola Noya Gatto desde 1991 é uma clínica especializada e dedicada no atendimento à mulher com uma equipe médica totalmente feminina atuando com ética e profissionalismo, mas principalmente com carinho e gentileza, reconhecendo em cada ser humano uma história de vida diferente.Com 29 anos de experiência e reconhecimento da classe médica e da sociedade baiana pela qualidade dos seus serviços foi a primeira clínica na Bahia a oferecer para suas pacientes o Check Up da Mulher, um programa de incentivo ao cuidado da saúde da mulher que oferece até oito especialidades, além dos exames de mamografia e ultrassonografia personalizados por faixa etária, com a comodidade e praticidade de realizar consultas e exames, além de receber os resultados  no mesmo dia.

A Clínica da Mulher Anna Paola Noya Gatto foi criada para atender às necessidades e expectativas de toda mulher e oferece profissionais de grande relevância para o universo feminino: Ginecologia, Mastologia, Endocrinologia, Angiologia, Urologia, Proctologia, Nutrição e Oncologia. Tudo isso, aliado a um atendimento de qualidade e, sobretudo, humano.  Atendimento particular  e convênios inclusive Planserv.

Clínica da Mulher Anna Paola Noya Gatto, uma clínica de Mulheres cuidando de Mulheres.Call Center – 71 3237-2633.                                                                 Garibaldi – 71 3041-3650 – Canela – 71 3237-4770. Whatsapp – 71 99302-7939. Redes Sociais: @clinicaannapaolanoyagatto.    Site: www.apng.com.br/

Fonte: Assessoria APNG

Redação: Saúde no ar

 

Colabore com o Saúde no ar para continuarmos com o nosso propósito, saiba como.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Vagas de emprego no Simm nesta quarta-feira (16/07)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 54 vagas de emprego…

4 horas ago

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

6 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

14 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

15 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

16 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

16 horas ago