A distribuição de cocaína adulterada nos subúrbios de Buenos Aires causou uma tragédia. Pelo menos 20 pessoas morreram e mais de 70 estão hospitalizadas devido ao uso de drogas; que foram processadas com uma substância “com alto nível de toxicidade” não identificada.
Dessa forma, as autoridades de saúde de Buenos Aires lançaram um alerta epidemiológico enquanto a polícia rastreia a origem da droga envenenada e prendeu até o momento 10 pessoas.
Assim, as prisões ocorreram em um bunker no assentamento conhecido como Puerta 8, nos arredores de Buenos Aires. Foi o local indicado como ponto de venda da cocaína envenenada; de aocrdo com o ministro de Segurança, Sergio Berni . “Encontramos a mesma embalagem que os parentes das vítimas nos deram para investigar”, disse Berni ao canal de notícias TN. “É muito importante que você nos ajude a mostrar a embalagem. É nylon e rosa. Parece que estavam fechados à termofusão”, acrescentou ao falar diante das câmeras sobre a droga apreendida.
Contudo, investigadores aguardam o resultado dos exames toxicológicos para saber a substância letal com a qual a cocaína foi misturada. “Isso é excepcional, não temos precedentes, o que nos leva a pensar que qualquer que seja a substância foi incluída intencionalmente. Não é um erro no processamento do material, ou não parece ser porque a perícia ainda não existe”, disse o procurador-geral da cidade portenha de San Martín, Marcelo Lapargo.
De acordo com aleta emitido pelo Ministério da Saúde, entre os principais sintomas dos consumidores hospitalizados são “sinais de choque , depressão sensorial, desconforto respiratório e excitação psicomotora”. Além disso, as autoridades temem que o número de vítimas aumente com o passar das horas, já que alguns dos pacientes internados estão em estado grave e novos pacientes intoxicados podem aparecer.
Fonte: El país