PORTAL SAÚDE NO AR

Tomate roxo geneticamente modificado pode chegar aos supermercados dos EUA

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) aprovou o tomate roxo geneticamente modificado. Dessa forma, faltam poucos passos para o fruto começar a ser vendido nas lojas norte-americanas no próximo ano.

Assim, a aprovação deixa o tomate roxo um passo mais próximo da ampla distribuição. Além de sua cor única, o tomate roxo também tem benefícios para a saúde e uma vida útil mais longa do que os tomates vermelhos, dizem os cientistas.

O tomate foi desenvolvido por uma equipe de cientistas, incluindo a bioquímica britânica Cathie Martin, que é professora da Universidade de East Anglia e líder de projeto no John Innes Center em Norwich, Inglaterra.

De acordo com os pesquisadores, ao comparar os tomates normais com os tomates roxos modificados. Ela seria capaz de identificar facilmente se as antocianinas estavam ligadas a algum benefício específico para a saúde. O estudo teve os seus primeiros resultados publicados em 2008 em um artigo na Nature Biotechnology.

Os resultados foram “impressionantes”. Camundongos propensos ao câncer que comeram os tomates roxos viveram cerca de 30% a mais do que aqueles que comeram tomates normais, de acordo com o estudo.

Agora, os próximos passos para o tomate roxo são a aprovação e comercialização da FDA. “Precisamos criar tomates roxos excelentes e deliciosos. Precisamos trabalhar com os produtores para produzi-los e distribuí-los.”

Contudo, a Norfolk começará a lançar mercados de teste limitados em 2023 para identificar quais consumidores estão mais interessados em tomates roxos.

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe