Os testes rápidos para identificar doenças como HIV, sífilis e hepatites (A, B e C) estão disponíveis para toda a população na cidade de Suzano – Grande São Paulo.
Caso o resultado de algumas dessas doenças seja positivo, os pacientes são encaminhados para tratamento imediato. Na confirmação de HIV, o paciente é encaminhado para o SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento).
Já para os casos de sífilis, hepatites A e B, o tratamento é feito na UBS mais próxima do paciente. No caso de hepatite C, o paciente é encaminhado para o Centro Especializado em Reabilitação Doutor Arnaldo Pezzuti Calvacanti, em Mogi das Cruzes.
De acordo com os dados do Ministério da Saúde, de 1999 a 2011 foram notificados 343.853 casos de hepatites virais no Brasil, incluindo os cinco tipos da doença – A, B, C, D e E. Já os casos de Aids, o país contabilizou 656.701, desde o início da epidemia – em 1980, até junho de 2012. Esses dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde em 2012.