Teste rápido de leptospirose é desenvolvido pela unidade baiana da Fiocruz

A unidade baiana da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), acaba de desenvolver o teste rápido para leptospirose. O teste aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), necessita apenas de uma gota de sangue do paciente para que o diagnóstico seja entregue em 20 minutos.

O procedimento atual do diagnóstico, é concluído em 15 dias. De acordo com a afirmação do médico e pesquisador Mitermayer Galvão ao jornal Correio, o material desenvolvido ainda tem potencial para ser aperfeiçoado, além de também ser a origem para o desenvolvimento de uma vacina contra a doença. O pesquisador também enfatizou que ainda não há previsão para desenvolvimento de uma vacina contra a bactéria causadora da doença.

De acordo com Mitermayer Galvão, é necessário concluir primeiro as etapas que culminam nos testes clínicos, todavia acrescentou que, uma vez finalizada, a vacina vai prevenir a leptospirose em humanos e nos cães. Ele ainda destacou que os resultados em pequenos mamíferos foram muito animadores.

Os testes rápidos serão fabricados na unidade do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) – uma unidade da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.