Teste que detecta ebola é criado por adolescente

Um dispositivo que detecta a presença do vírus em 30 minutos e que pode ser armazenado em temperatura ambiente foi desenvolvido por uma adolescente norte-americana.  Olivia Hallisey, 16 anos, estudante da Greenwich High School, em Connecticut – EUA, foi contemplada recentemente com o prêmio principal, de US$ 50 mil, após apresentação do projeto na Feira de Ciências do Google.

O novo dispositivo batizado como “Ebola Assay Card” se baseia no método ELISA – Enzyme-Linked Immunosorbent Assay –  usado para a detecção de anticorpos específicos para determinada doença, como HIV, hepatite B e tuberculose. De acordo com a publicação do jornal O Globo, algumas modificações foram feitas, como por exemplo, a estabilização química dos reagentes com o uso de seda, que permite o armazenamento do dispositivo em temperatura ambiente.

Em apenas 30 minutos, o paciente pode ser diagnosticado e receber tratamento mesmo antes de apresentar os sintomas, o que possibilita as chances de sobrevivência. Segundo o projeto da estudante, cada dispositivo para exame vai custar aproximadamente US$ 25, no entanto, se a produção for em massa.

Segundo Olivia, sua invenção foi inspirada pela devastadora perda de vidas na África durante a epidemia de ebola de 2014, destacou na apresentação do projeto.  Ela ainda enfatizou que as consequências serão de longo prazo; a concentração das fatalidades deixou muitas crianças órfãs, e o tecido socioeconômico de vilas inteiras foi destruído.

A estudante que pretende trabalhar em uma organização global de saúde, como por exemplo, os Médicos Sem Fronteiras, garante que o projeto pode salvar vidas. Ela também salienta que espera ser médica, como o avô.

O projeto de Olivia foi considerado o melhor dentre os 20 concorrentes no concurso do Google.  O trabalho foi realizado em parceria com os professores da Greenwich High School e do Hospital Monte Sinai.

*Redação Saúde no Ar

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.