Teste gratuito para Aids dá resultado em 30 minutos

Um teste oral para diagnóstico do vírus da HIV/Aids estará à disposição dos foliões baianos gratuitamente, durante o carnaval, de sábado (14) a terça-feira (17), das 9 às 21 horas, nos postos da rua Marquês de Leão, na Barra, e da Praça Municipal, no Centro Histórico.

O teste, cuja novidade é o resultado, que sai em 30 minutos,  foi lançado durante a Campanha de Prevenção às DST e Aids do Carnaval 2015, na última sexta-feira (6) em Salvador pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, no Museu do Ritmo.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 150 mil pessoas que vivem no Brasil tem HIV e não sabem. É com o hashtag # PartiuTeste que o Ministério pretende combater a alta incidência de HIV principalmente entre jovens de 15 a 24 anos. Salvador, foi a  primeira cidade a receber a campanha no Carnaval e o ministro explicou o porquê:

– Salvador tem um grande simbolismo pelo seu Carnaval, mas também porque concentra um grande número de jovens que vêm para a festa. E é exatamente a população entre 15 e 24 anos que vem apresentando um aumento significativo de novos casos de AIDS. É uma geração que não conviveu com o drama da AIDS desses últimos 30 anos, que tem um comportamento sexual mais liberal, e não se sente tão vulnerável. Então, Carnaval e juventude têm tudo a ver. Nós precisamos aproveitar esse momento para #PartiuTeste e colocar toda a população brasileira numa postura de prevenção, usando camisinha, fazendo o teste”, explicou.

O Ministério da Saúde já enviou cerca de 10 mil testes para o estado da Bahia. O teste é muito simples e rápido, com resultado em 30 minutos, porque é extraído da boca e não exige infraestrutura laboratorial. Se der positivo, a pessoa tem a possibilidade de procurar o serviço de referência e iniciar o tratamento imediatamente. Isso é decisivo, até porque quando a gente trata uma pessoa com HIV positivo e a carga viral fica indetectável, ela deixa de transmitir para outras pessoas”, esclareceu o ministro Arthur Chioro.

Salvador é a 12ª cidade com maior incidência de Aids entre as capitais brasileiras. Para o enfrentamento, a Secretaria Municipal da Saúde mantém um plano estratégico para contenção da doença durante o ano inteiro na capital. Em 2014, foram registrados 607 novos casos de Aids na capital baiana.

“ No Carnaval nós recebemos gente do mundo inteiro, e o cidadão baiano gosta de namorar e é bastante educado nesse quesito, e nós queremos manter isso. Mas, nós queremos também salientar e alertar a quem não viveu a AIDS dentro da visão de uma epidemia. O ministério de Saúde está distribuindo no Brasil 120 milhões de camisinhas. Dá prá fazer amor bastante. A gente quer que se faça amor, mas com essa responsabilidade”, reforçou o cantor Carlinhos Brown.

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.