Ícone do site

Teste do Olhinho pode identificar câncer raro como o que atinge filha de Tiago Leifert

Durante o ultimo final de semana, o jornalista e ex-apresendador do Big Brother Brasil Tiago Leifert e sua esposa Daiana Garbin; anunciaram o motivo do afastamento do apresentador da apresentação do programa e outras atrações da Tv Globo .
De acordo com Tiago, o motivo é o condição da pequena Lua, filha do casal de apenas um ano. Segundo o anuncio do jornalista, a criança recebeu o diagnostico de raro câncer no olhos, chamado de  retinoblastoma;  além disso, o anuncio também serviu de alerta para que os país fiquem atentos a saúde dos olhos das crianças. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, a doença atinge aproximadamente 6 mil crianças no mundo todos os anos.

Dessa forma, segundo o neurocirurgião Fernando Gomes em entrevista; a detecção precoce de qualquer tipo de doença – principalmente as oftalmológicas – é extremamente importante. Neste caso, o chamado “teste do olhinho”, um exame oftalmológico infantil que identifica as doenças oculares pode ser utilizado para a prevenção de casos graves do quadro.

O procedimento indolor e consiste na incidência de um foco de luz no olho da criança, verificando o aparecimento ou não do reflexo natural da cor avermelhada. Contudo, o exame deve acontecer três vezes ao ano até os três anos de idade; além disso pode servir para identificar a catarata, que pode levar à cegueira.

No caso do diagnostico da pequena Lua, o retinoblastoma é bilateral, ou seja, atinge os dois olhos da criança. Ainda assim, segundo o especialista, “o mais importante é detectar precocemente. Se não existir espalhamento do tumor para outras partes do corpo, você consegue oferecer uma possibilidade de vida normal para a criança”, finalizou.

Fonte: CNN Brasil

 

Campanha Solidariedade é Amor #SOSBAHIA 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile