Dessa forma, segundo o neurocirurgião Fernando Gomes em entrevista; a detecção precoce de qualquer tipo de doença – principalmente as oftalmológicas – é extremamente importante. Neste caso, o chamado “teste do olhinho”, um exame oftalmológico infantil que identifica as doenças oculares pode ser utilizado para a prevenção de casos graves do quadro.
O procedimento indolor e consiste na incidência de um foco de luz no olho da criança, verificando o aparecimento ou não do reflexo natural da cor avermelhada. Contudo, o exame deve acontecer três vezes ao ano até os três anos de idade; além disso pode servir para identificar a catarata, que pode levar à cegueira.
No caso do diagnostico da pequena Lua, o retinoblastoma é bilateral, ou seja, atinge os dois olhos da criança. Ainda assim, segundo o especialista, “o mais importante é detectar precocemente. Se não existir espalhamento do tumor para outras partes do corpo, você consegue oferecer uma possibilidade de vida normal para a criança”, finalizou.
Campanha Solidariedade é Amor #SOSBAHIA