Território Yanomami é o primeiro do Brasil a receber medicamento para cura da malária

O território Yanomami será a primeira região a receber o Tafenoquina 150mg, medicamento em dose única para a cura da malária. O Ministério da Saúde incorporou o remédio ao sistema de saúde. O material já chegou ao estado e o quantitativo atende a necessidade de toda a população local nos próximos 6 meses.

O envio de 8 mil esquemas de tratamento para o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Yanomami é uma das ações para responder à emergência de saúde pública no território, onde a malária ainda é uma doença endêmica. Em todo o ano de 2023, foram notificados 30.972 casos de malária no DSEI Yanomami. Destes, 21.685 são casos de malária vivax e 9.287 de malária falciparum ou mista (SIVEP Malária).

Além de beneficiar a população, a oferta traz ganho para as equipes de saúde que atuam em campo, já que umas das grandes dificuldades era a continuidade do tratamento. Até então, o esquema terapêutico disponível no SUS poderia ter duração de uma a oito semanas. Com a tafenoquina, é usada dose única. O medicamento será disponibilizado para pacientes com mais de 16 anos para infecção aguda. 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe