Termômetro e medidor de pressão sem mercúrio

 

A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma medida regulatória que visa impor regras ao uso do mercúrio como componente em termômetros e medidores de pressão. A medida foi demandada a partir da Convenção de Minamata, ocorrida em 2013 no Japão, que tem como objetivo o banimento do mercúrio em algumas atividades.

No mundo, já são 9 países que ratificaram a Convenção e conta com o Brasil como um dos signatários. A estimativa é que até 2020 o uso do componente seja reduzido mundialmente, pois é um perigoso agente tóxico para o meio ambiente quando descartado.

O metal pesado não representa perigo direto para os usuários de termômetros ou medidores de pressão, entretanto, a introdução do mercúrio na cadeia alimentar pode contaminar pessoas. Nos ambientes de trabalho, a exposição direta de funcionários ao produto e seus compostos pode acarretar no contágio.

Redação Saúde no Ar*

(A.P.N)

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.