PORTAL SAÚDE NO AR

Terceira dose da Coronavac aumenta resposta imune

Novo estudo em versão preprint, onde ainda precisa de revisão cientifica para publicação, avaliou a resposta imune de adultos saudáveis dos 18 aos 59 anos, após receberem a dose de reforço da Coronavac, em dois intervalos distintos.

De acordo com a analise, o primeiro grupo, recebeu a dose de reforço aplicada 28 dias após a segunda dose; onde gerou um nível de anticorpos neutralizantes de três a cinco vezes maior do que aquele encontrado em pacientes que tomaram apenas a segunda injeção.

Por outro lado, os voluntários que tomaram a dose de reforço seis meses após a segunda injeção tiveram um “crescimento impressionante nos níveis de anticorpos”; gerando uma resposta imunológica “rápida e forte”.

Além disso, o estudo, também realizado com idosos acima dos 60 anos, testou o nível de anticorpos gerados pela aplicação da dose de reforço oito meses após a segunda dose.

Efeitos

De acordo com os responsáveis pelo estudo, ainda em avaliação para publicação, nenhuma das analises detectou efeitos adversos graves nos pacientes; sendo o mais comum a dor no local da aplicação. Contudo, a aplicação de doses de reforço ainda não encontra consenso entre os especialistas; bem como não é recomendada pelo Ministério da Saúde e pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Por: Joice Araujo

 

Campanha Vidas Importam 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.