No quadro “Saúde Integrativa”, do programa Saúde no Ar, a psicoterapeuta Lílian Helena Martini Moreira fala sobre terapia. De acordo com Lílian, ainda há um preconceito em relação a terapia, pois, sua indicação ainda é associada a problemas mentais. Muitas pessoas, equivocadamente, acreditam que, “só os loucos é que precisam. ”, relata.
Para a psicoterapeuta, da mesma forma que procuramos um especialista para tratar um problema de estomago ou uma dor de cabeça, existem os especialistas para ajudar a resolver os problemas emocionais. Quando temos dificuldade em enfrentar um novo desafio ou uma escolha delicada, “falar dos nossos problemas, nos ajuda a entendê-los com mais clareza, e a ressignificá-los, proporcionando mais alegria e tranquilidade nas nossas vidas. ”, explica.
Ainda segundo Lílian Helena, depressão, desconforto físico, fobias, crises de pânico e tantos outros, são sintomas que aparecem para nos chamar atenção para um desequilíbrio que, muitas vezes, não identificamos o porquê de estarem se manifestando. Neste momento, em que a pessoa se sente impotente, paralisada e só conseguindo interpretar o que lhe acontece de forma negativa, é que Lílian reafirma a importância do terapeuta, pois, “ele nos ajuda a dar um novo sentido ao que estamos passando, à nossa existência. A terapia faz com que percebamos a possibilidade que temos de mudarmos de vida. Todos nós temos a capacidade de nos transformar, de fazermos algo novo. ”, acredita a terapeuta.
A Organização Mundial da Saúde – OMS, define saúde como “… um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade” (www.direitoshumanos.usp.br, Constituição da Organização Mundial da Saúde). Isto quer dizer, que nossa saúde emocional e mental, são tão importantes quanto a saúde física e social.
A psicoterapeuta defende o lugar da terapia, através de suas diversas abordagens, como uma ferramenta eficaz usada quando a má interpretação das várias situações que ocorrem nas nossas vidas, nos gera desconforto, desequilíbrio e doenças. Para Helena Martini, a psicoterapia com suas práticas físicas, psíquicas, energéticas e espirituais, tem como objetivo harmonizar e gerar saúde do paciente.
Por fim, a especialista explica que a palavra psicoterapia significa cuidar da alma, visto que, a grosso modo, Psico – Psykhé, palavra de origem grega, quer dizer mente ou alma, e Terapia – Therapeia, também de origem grega, significa ato de tratar, ou cuidar da saúde. “Podemos então dizer, que quando estamos em um processo psicoterapêutico, estamos cuidando da nossa essência, de quem verdadeiramente somos, ou seja, temos um contato maior com a nossa espiritualidade, com a dimensão divina do nosso Ser.”, incentiva.
Ouça o comentário completo da psicoterapeuta Lílian Helena Martini e saiba mais sobre o assunto, no áudio abaixo: