Terapia Comunitária Integrativa

A Terapia Comunitária Integrativa (TCI) é uma proposta nascida na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, desenvolvida pelo psiquiatra Adalberto de Paula Barreto. Tendo se mostrado um recurso para lidar com o sofrimento decorrente da exclusão social, pobreza e violência, esse procedimento terapêutico possui fácil acesso e é viável a grandes grupos.

A Associação Brasileira de Terapia Comunitária Integrativa (ABRATECOM) é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo fortalecer o desenvolvimento da Terapia Comunitária Integrativa, congregando pessoas e instituições, promovendo e criando redes.

A ABRATECOM foi criada em 1º de maio de 2004, em Brasília, durante o II Congresso Brasileiro de Terapia Comunitária, tendo como uma das suas missões a expansão da formação em TCI, congregando os Polos Formadores, instituições responsáveis pelas capacitações.

Ao longo destes 10 anos a ABRATECOM reconheceu e credenciou mais de 40 Polos Formadores e de Cuidado localizados nas cinco regiões brasileiras. Estima-se que cerca de 30.000 Terapeutas Comunitários já foram capacitados pelos Polos Formadores, incluindo mais de 3.000 trabalhadores da saúde e lideranças comunitárias, capacitados através de parcerias governamentais.

A TCI hoje, no Brasil, é uma metodologia reconhecida como uma Prática Integrativa e uma estratégia da Saúde Mental na Atenção Básica, recomendada pelo Ministério da Saúde. Ainda, como fruto dessa caminhada, as ações com a TCI estenderam-se a vários países da Europa, África e América do Sul.

Sintonize seu rádio às 8h na Rede Excelsior de Comunicação AM 840 e participe. Ligue para o telefone (71) 3328-7666 ou envie uma mensagem para o whatsapp (71) 99681-3998.

Ouça entrevista na íntegra com as terapeutas comunitárias integrativas Graça Farani e Rita de Cássia:

 

Assista o vídeo:

Terapia Comunitária – Conversa com Adalberto de Paula Barreto

Fonte: Abracom

Foto: Google

Redação Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.