Uma violenta tempestade de areia que afeta o oeste e o norte do Líbano desde ontem (07/09), deixa 160 pessoas hospitalizadas nas últimas 24 horas no país, informou o diretor da Cruz Vermelha libanesa nesta terça-feira (8) à Agência Efe.
Em precaução, a Cruz Vermelha solicita às pessoas com problemas respiratórios, assim como aos idosos, crianças e mulheres grávidas, que não saiam de suas residências. Os afetados foram encaminhados a hospitais do vale do Bekaa e em Akkar, comunicou Georges Ketaneh.
De acordo com Agência Nacional de Notícias – ANN, o Ministério da Saúde recomenda aos hospitais que estejam em alerta, além de habilitar números de telefone de emergência para atender aos afetados.
Devido a tempestade violenta, duas embarcações desapareceram ontem diante da costa da região de Kesrouan – centro, no entanto, já foram localizados nesta terça-feira ao norte da mesma cidade, segundo a ANN.
Outras regiões do Líbano, também estão sendo afetadas pela massa de areia que vem expandindo, o que deixa a visibilidade muito reduzida, dentre elas, a capital Beirute. De acordo com os serviços meteorológicos, a tempestade seguirá por mais dois dias.
As tempestades de pó e areia ocorrem no Oriente Médio devido às massas de ar que emanam do deserto.
L.O.