O médico oftalmologista Osvaldo Travassos, de João Pessoa, na Paraíba desenvolveu um aparelho óptico para melhorar o campo de visão de pessoas que perderam a visão periférica devido a doenças como glaucoma e retinose pigmentar. Segundo o inventor, o objeto não recupera o campo de visão perdido, mas aumenta a quantidade de elementos visuais que a retina pode registrar.
Desde que foi pensado, em 2013 até este ano, Osvaldo Travassos já experimenta o invento com pelo menos 20 pacientes. Para saber quais lentes utilizar na confecção, ainda artesanal, do aparelho, o oftalmologista realiza exames convencionais e cálculos com base no grau de visão tubular que o paciente tem.
De acordo com o G1, os testes do equipamento estão sendo feito nestes pacientes e o objeto está em processo de patenteamento. Por enquanto, o objeto só é confeccionado mediante solicitação do médico, mas a ideia do oftalmologista é aprofundar a pesquisa e melhorar o equipamento, para que mais pessoas possam usufruir do invento.