Os avanços da tecnologia aplicada à saúde têm trazido muitos benefícios para os profissionais da área, não se restringindo somente a aparelhos eletrônicos e aplicativos digitais, mas também incluem tecnologias alternativas que têm o intuito de melhorar a vida das pessoas.
Um bom exemplo é a área da medicina diagnóstica, em que a ciência e a tecnologia se unem para oferecer aquilo que há de melhor aos pacientes, reduzindo o tempo de recuperação, diminuindo a ocorrência de procedimentos invasivos e agilizando exames e resultados.
A tecnologia aplicada à saúde e à medicina tem revolucionado os processos de diagnóstico e o tratamento de doenças. O objetivo é melhorar e prolongar a vida dos pacientes, além de facilitar o trabalho de profissionais da saúde.
Nos últimos anos, com o avanço da tecnologia e suas novas descobertas, a medicina diagnóstica evoluiu bastante favorecendo tanto pacientes quanto médicos, umas vez que exames, procedimentos e resultados tornaram-se mais simples, rápidos e seguros.
Além disso, a precisão dos diagnósticos melhorou bastante, diminuindo as chances de erros e possibilitando uma maior exatidão na escolha do tratamento mais adequado para determinada patologia.
As novas formas de execução de exames são essenciais para prevenir doenças e agravamento de problemas. O que anos atrás era praticamente impossível de detectar, hoje pode ser identificado em pouco tempo sem a necessidade de procedimentos invasivos, agressivos e dolorosos.
A ressonância magnética, a tomografia computadorizada e o PET-CT (Tomografia por Emissão de Pósitrons ou, conforme a sigla em inglês, Positron Emission Tomography) são bons exemplos de como os avanços tecnológicos têm auxiliado a medicina.
A tecnologia médica permite identificar tumores com menos de dois milímetros em fase inicial, o que facilita o tratamento e aumenta significativamente as chances de cura. Através de exames específicos, o médico pode mapear localização exata de tumores e das células cancerígenas, o que facilita a tomada da decisão correta quanto ao tipo de tratamento a ser adotado.
Com a Tecnologia da Informação, sistemas de gestão tem ajudado os médicos a gerenciar seus consultórios e oferecer um atendimento com mais qualidade aos seus pacientes.
Tecnologia Aplicada à Saúde será o tema da entrevista com o Analista de Sistemas e Empresário Sócio da Insix, Fábio Luis Pessoa Campinho, amanhã (26.05), das 8h às 9h, no programa Saúde no Ar na Rádio Excelsior Am 840 ou no Portal Saúde no Ar.
Redação Saúde no Ar*
Ana Paula Nobre