A rede 5G de telefonia móvel começa a funcionar a partir desta terça- feira (16/08) em Salvador (BA), Curitiba (PR), Goiânia (GO).
A avaliação do Gaispi é que essas capitais atenderam os requisitos mínimos necessários à liberação da faixa de 3,5 GHz, como a realização de testes preliminares para identificar e sanar a possibilidade do sinal do 5G afetar a recepção das antenas parabólicas domésticas ou mesmo sistemas profissionais, tais como sinais por satélite emitidos em frequências adjacentes.
Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre e São Paulo. já implantaram a tecnologia.
A previsão da Anatel é que o sinal 5G chegue até 29 de agosto nas cidades de Florianópolis (SC), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES).
Também está previsto que o 5G esteja disponível nessas 15 capitais até o dia 27 de novembro. Segundo a Anatel, o sinal pode estar disponível antes. Tudo depende da chegada e da instalação dos equipamentos necessários.
O 5G, quinta geração de internet móvel, proporciona ao proprietário do aparelho celular com 5 G, uma conexão com velocidade ultrarrápida, avanços de tecnologias como carros que dirigem sozinhos e a possibilidade de ligar muitos objetos à internet ao mesmo tempo
Em julho de 2022, a Anatel listava cerca de 60 modelos homologados (confira aqui a lista). O aparelho de menor custa tem um preço médio de R$ 1.300,00.
Com latência próxima de zero, confiabilidade de 99,99% e altíssima taxa de transmissão, a tecnologia 5G promete dar o impulso necessário para um mundo onde a Internet das Coisas (Internet of Thinhgs —IoT) será uma realidade em todos os segmentos da sociedade.