Vinte e quatro alunos do Curso Técnico em Enfermagem realizado pela Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis – EFTS – colam grau em solenidade nesta sexta-feira(11.12), às 15 horas, na sede da escola, na avenida Cardeal da Silva. O grupo faz parte da comunidade do Nordeste de Amaralina e foi escolhido através de seleção.
O curso, oferecido gratuitamente pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), é uma iniciativa da EFTS junto ao Programa Pacto pela Vida, que contempla a implementação de políticas públicas em parceria com a sociedade. Os formandos terão como Patronesse da turma Márcia Fabiana Barreto Libório e como oradora Renata Silva dos Santos Anjos.
Segundo a diretora da escola, Maria Jose Camarão, este será o último curso nessa área. No próximo ano, o curso oferecido será de assistente bucal. De acordo com Maria José, a não continuidade do curso de técnico em enfermagem se dará por conta dos cursos similares oferecidos pela Secretaria de Educação em escolas públicas que têm cursos profissionalizantes. Para fazer o curso o candidato terá que provar que mora na comunidade e passar por uma seleção.
O técnico de enfermagem é o agente executor das prescrições médicas e de enfermagem. Ele é um dos responsáveis pela garantia de uma assistência individualizada ao paciente. Suas ações se aplicam ao campo assistencial (na atenção direta ao paciente) e no campo administrativo (em ações voltadas ao modo e local de trabalho).O curso do Jorge Novis é conhecido pelo seu grau de excelência e tem a durabilidade de dois anos.
O pacto pela vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira. A definição de prioridades deve ser estabelecida por meio de metas nacionais, estaduais, regionais ou municipais. Prioridades estaduais ou regionais podem ser agregadas às prioridades nacionais, conforme pactuação local.
Redação Saúde no Ar
(A.V)