Categories: Eu Faço Saúde

Técnicos da Vigilância à Saúde discutem temas para conferência nacional

 

Técnicos e gestores da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), das suas diretorias e dos Núcleos Regionais de Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) estão se preparando para a etapa estadual da Conferência de Vigilância em Saúde, que deve ser realizada até outubro. A preparação está acontecendo desde terça-feira (16), em Salvador, durante a Oficina de Trabalho Integrada Suvisa e Núcleos Regionais de Saúde. O encontro acontecerá até esta quinta-feira (18).

A ideia é que os profissionais discutam os temas que vão ser abordados durante a conferência em suas etapas regionais e estadual. O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, que participou da abertura do segundo dia de trabalho, destacou que a oficina é fundamental para o levantamento e soluções dos problemas sensíveis à vigilância à saúde. “É um importante evento para discussão das ações de uma área essencial da saúde pública”, disse o Secretário.

Segundo a superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde, Rívia Barros, estão sendo discutidos textos técnicos dos eixos que nortearão os trabalhos da Conferência de Vigilância em Saúde. “Trouxemos diversos palestrantes, tanto da Sesab quanto de outras instituições, para dar apoio à conferência. A intenção é discutir o que queremos para a vigilância à saúde”, pontuou a superintendente.

As mesas temáticas do encontro tiveram como temas Atenção integral e articulação com a rede; Acesso e integração das práticas e processos de trabalho em vigilância em saúde; Controle Social e Vigilância em Saúde; A vigilância em Saúde e a política de Promoção da Saúde; Gestão da Vigilância em Saúde.

Conferências de Saúde da Mulher e de Vigilância em Saúde vão unir forças– As conferências nacionais de Saúde da Mulher e de Vigilância em Saúde, a serem realizadas pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) em 2017, vão contribuir para a união de forças na luta pela manutenção dos direitos conquistados na Constituição Federal. A afirmação foi feita nesta quinta-feira (17/11) pelo presidente do CNS, Ronald Santos, durante o 7° Encontro Nacional das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT), que ocorre na Universidade Federal do Estado do Maranhão (UFMA), em São Luís.

O encontro no Maranhão, que termina nesta sexta-feira (18/11), é uma das etapas preparatórias para a realização das duas conferências do próximo ano. Com cerca de 450 participantes, o evento tem o objetivo de discutir os desafios da atual conjuntura para a atuação do controle social e contribuir para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, voltada à promoção de um ambiente livre de doenças e acidentes de trabalho.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Linda Gomes

Recent Posts

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

6 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

7 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

8 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

8 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

8 horas ago

Número de motoristas com problemas de visão aumenta 80% no Brasil

Dados de 2014 da Senatran, Secretaria Nacional de Trânsito, órgão máximo executivo do Sistema Nacional…

21 horas ago