A arte de cuidar é a prática profissional que consiste em diminuir o sofrimento humano por meio do autoconhecimento, da construção de redes de afeto e do fortalecimento dos vínculos positivos entre os seres humanos e seu interior. O especialista possibilita que o individuo encontre seu caminho, recuperando sua alta estima e a fé em sua capacidade de superação, como recurso de transformação pessoal e social.
A Terapia Comunitária virou política pública de saúde, em nível federal, a partir de 2008. A rede de Terapia Comunitária no Brasil tem atuado nas áreas de saúde, educação e segurança pública. Os polos da Bahia são: COFAM – Centro de orientação familiar que fica no situado no bairro Nazaré, e MISCBA – Movimento integrado de saúde comunitária da Bahia, localizado no bairro Comércio.
A Terapeuta Comunitária, Maria das Graças Farani López, responsável pelo polo do estado, se dedica a pratica do cuidar e a rica diversidade humana de emoções, sentimentos e sonhos. “A arte de cuidar é o ofício de promover os valores da vida que transcende toda limitação humana, e saber levar a esperança, nutrir a fé e a capacidade de resistir e superar as diversidades da vida sejam elas barreiras ou bloqueios na busca de alegria e vitórias”. Afirma.
O assunto foi tema do quadro “Saúde integrativa”, veiculado às quartas-feiras pelo programa Saúde no Ar. na AM 840 e Rádio Web Saúde no ar. Sintonize!
Ouça o comentário do Graça Farani, Terapeuta Comunitária:
Fonte: http://http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/14465
Foto: Internet
Redação Saúde no AR (RF)