No último dia 15 de junho, um homem de 75 anos procedente de Omã, chegou à capital tailandesa para ser tratado por problemas cardíacos quando o hospital onde foi internado detectou os primeiros sintomas da Síndrome Respiratório do Oriente Médio (SROM) ou novo coronavírus.
O homem foi levado para as instalações do instituto para doenças infecciosas ao norte da capital tailandesa, onde permanece sob observação, segundo o Ministério de Saúde Pública da Tailândia, que já o declarou “livre de vírus. Até o momento, o omanense foi o primeiro e único positivo registrado na Tailândia, informou nesta segunda-feira (29.06) a imprensa local.
As autoridades tailandesas também assinalaram, conforme um jornal de Bangcoc, que nenhuma dos mais de 150 pessoas que tiveram contato com o doente mostraram sintomas da doença.
O médico Surachet Satitramai, secretário permanente do ministério da Saúde Pública, descreveu a saúde do paciente como “satisfatória” após uma melhora considerável em sua função renal e capacidade pulmonar.
A Arábia Saudita é o país mais afetado pelo coronavírus que foi levado por viajantes aos EUA e alguns países europeus como Reino Unido, França, Itália, Holanda, Áustria e Turquia.
Atualmente, o vírus afeta a Coreia do Sul, onde se registra o maior surto fora do mundo árabe.
Fonte: EFE
A.V.