Suspeito de ebola é transferido para centro de referência no Rio

O homem suspeito de ebola que estava internado na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, em Belo Horizonte – capital mineira, foi transferido para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro no fim da tarde desta quarta-feira (11). As informações são da Agência Brasil.

Com 46 anos, o homem suspeito não teve a identidade revelada pelo Ministério da Saúde, entretanto, há informações de que chegou da Guiné no 6 de novembro e após apresentar sintomas de febre alta, dor muscular e dor de cabeça, procurou um médico no dia 8. Com suspeita de ebola, o paciente foi isolado na unidade.

De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, para transferir o paciente de Belo Horizonte para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz- no Rio de Janeiro, foi feito o deslocamento de uma equipe do Samu de Brasília em um avião da Força Aérea brasileira.

Após a internação no instituto, será colhida amostra de sangue para os testes. O primeiro resultado deve sair em 24 horas. Se o primeiro resultado for negativo, será feito novo exame para confirmação 48 horas após a primeira coleta, segundo informou a Agência Brasil. O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro é referência nacional para casos de ebola seguindo o protocolo de segurança.

Segundo ainda a publicação, só será possível verificar o diagnóstico do paciente, apenas com os dois exames. Até obter os resultados definitivos, o homem permanecerá isolado e recebendo acompanhamento médico.

Para tranquilizar a população, o ministro explica que o ebola só é transmitido pelo contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos doentes. Castro também enfatiza que o vírus somente é transmitido quando surgem os sintomas.

Foto: Notícias Minuto

*Redação Saúde no Ar Salvador (L.O)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.