Ícone do site

SUS tem novos medicamentos para bipolares

Os medicamentos clozapina, lamotrigina, olanzapina, quetiapina e risperidona para o tratamento do transtorno bipolar foram incorporados pelo Ministério da Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A portaria com a decisão foi publicada na edição desta terça-feira (10) do Diário Oficial da União e já está vigorando.

Esses medicamentos são usados para outros fins na rede pública, mas devem estar disponíveis também para esse transtorno afetivo. A forma mais grave da doença afeta cerca de 2 milhões de brasileiros e calcula-se cerca de 270 mil pessoas sejam beneficiadas com o tratamento em 2015.

O investimento com os medicamentos este ano será cerca de R$ 90 milhões. O Ministério da Saúde deve publicar esta semana as diretrizes terapêuticas para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento do transtorno bipolar.

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile