SUS tem novo procedimento para detectar câncer de pulmão

Está em fase piloto de implantação no estado de Santa Catarina, um Protocolo de Rastreamento de Carcinoma Brônquico em uma unidade atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O roteiro inclui  exames que atualmente estão disponíveis apenas para pacientes de convênios particulares, para a detecção do câncer de pulmão. Por enquanto, o procedimento será oferecido apenas através de uma parceria entre os serviços de Pneumologia e Cirurgia Torácica e o Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) em Santa Catarina.

Segundo o Portal Brasil, desde novembro do ano passado, o Serviço de Pneumologia do HNSC está realizando tomografias de tórax sem contraste com protocolo de baixa dose, o que significa sete vezes menos incidência de radiação que uma tomografia normal. Além de ser menos agressivo, o exame de tomografia de baixa dose é mais eficaz.

O coordenador do Serviço de Pneumologia do Hospital Conceição, Maurício Leite, afirma que a criação de um Protocolo de Rastreamento visa identificar o câncer de pulmão ainda em fase inicial. O carcinoma brônquico, nome técnico do câncer de pulmão, é a principal causa de morte por câncer no mundo. No Brasil, morrem 34 homens para cada 100 mil habitantes e 21 mulheres para cada 100 mil habitantes vítimas dessa neoplasia. Conforme Leite, diagnóstico tardio é o fator que mais contribui para essas estatísticas.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.