Notícias

SUS passa a ofertar medicamento para Doença de Pompe

Foi publicada no Diário Oficial  da União desta quinta- feira (17/10)  uma  portaria que incorpora a alfa-glicosidase na lista de medicamentos do SUS. A medicação é usada para pacientes com a doença rara chamada Doença de Pompe.

Única no mundo para a doença, a terapia medicamentosa alfa-glicosidase estará disponível para pacientes com a forma precoce da doença. Nesses casos, os sintomas aparecem antes de 12 meses de vida. O medicamento estará disponível em até 180 dias no SUS e pode aumentar a expectativa de vida desses pacientes e reduzir a velocidade de progressão da doença.

A Doença de Pompe é causada por um gene defeituoso, que gera deficiência de uma enzina (alfa-glicosidase) que auxilia no funcionamento dos músculos.  O medicamento age como reposição enzimática para esses pacientes, que têm deficiência genética na produção da alfa-glicosidase. A doença causa um transtorno neuromuscular que tem como característica principal a fraqueza muscular em membros superiores e inferiores. A

A enfermidade pode acometer também coração, fígado e músculo liso, e com frequência é acompanhada por dificuldade respiratória.

Como são mais de 8 mil diferentes doenças raras, não é possível diagnosticá-las corretamente se não compartilharmos informações para tal. Quanto mais cedo a doença for detectada, mais rápido é possível intervir e ajudar os pacientes a gerenciá-la.

No entanto, por ser uma doença incomum, os sintomas não são bem reconhecidos e ainda podem ser confundidos com os de outras doenças, o que normalmente leva ao diagnóstico tardio.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

3 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

4 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

4 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

5 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

5 horas ago

Número de motoristas com problemas de visão aumenta 80% no Brasil

Dados de 2014 da Senatran, Secretaria Nacional de Trânsito, órgão máximo executivo do Sistema Nacional…

18 horas ago