SUS disponibilizará medicamento contra atrofia muscular espinhal

A atrofia muscular espinhal é uma doença rara, degenerativa e sem cura. O ministério da Saúde anunciou que o SUS vai disponibilizar  o medicamento denominado Nusinersena (Spinraza)  para os portadores desta doença.

A doença  atinge a coluna vertebral, interferindo na capacidade de o corpo produzir uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores.

Sem a proteína, esses neurônios morrem, levando o paciente a perder controle e força muscular. Com isso, ele perde também a capacidade de se mover, engolir ou mesmo respirar. Há riscos, inclusive, de a doença levar o indivíduo à morte.

Segundo o Ministério da Saúde, o tratamento para minimizar os efeitos da doença consiste na administração de seis frascos do referido remédio  com 5ml no primeiro ano e, a partir do segundo ano, três frascos.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.