Categories: Notícias

Surto de sarampo na Alemanha mata jovem de 18 anos

O primeiro caso com vítima fatal por surto de sarampo que atinge a Alemanha desde outubro de 2014, foi registrado essa semana por um hospital de Berlim, na capital do país.

O garoto de 18 anos, não teve nome divulgado, e os médicos não sabem informar como ou onde a doença foi contraída. Assim como nos EUA, onde mais de 140 pessoas já foram contaminadas por sarampo desde janeiro, a epidemia na Alemanha levantou um debate sobre famílias que não vacinam seus filhos. No país europeu, cogita-se até mesmo tornar a vacinação obrigatória.  Cerca de 570 pessoas contaminadas, já foram registradas pela As autoridades da Alemanha.

De acordo com uma porta-voz do Ministério da Saúde a situação tem sido levada “muito a sério” e ressaltou a divulgação que o órgão tem feito sobre o surto e a necessidade de vacinação.  A porta-voz salienta ainda que se as medidas não estiveram contribuindo para imunizar a doença, terá que discutir outros meios viáveis.  Segundo o ministro da Saúde, Hermann Groehe, o medo da vacina é “irracional” e “irresponsável”. O ministro pontuou também no último final de semana, que as famílias que negam a seus filhos a vacinação, estão não apenas deixando as crianças sob risco, mas também arriscando os outros, e isso pode levar a sérios problemas de saúde.

Cerca de 20 milhões de pessoas por ano, são contaminados pelo sarampo, mas a doença está concentrada em países pobres da África e da Ásia. Porém, recentemente, surtos localizados chamam atenção em países onde o problema era considerado superado. Nos EUA, a doença chegou a ser declarada erradicada em 2000, todavia, em 2014, o país registrou o maior número de casos em 20 anos. Autoridades responsabilizam as famílias que se recusam a vacinar seus filhos pela volta do problema.

No Brasil, o estado do Ceará enfrenta um grave surto de sarampo, que respondeu por 695 dos 729 casos em 2014.

Sarampo –  Deixa a maioria das pessoas doente por algumas semanas. A enfermidade é tratável, porém enfraquece o sistema imunológico e causa infecções nos pulmões e no cérebro. Pode levar a morte.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Patricia Tosta

Recent Posts

Vagas de emprego no Simm nesta quarta-feira (16/07)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 54 vagas de emprego…

2 horas ago

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

4 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

12 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

13 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

14 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

14 horas ago