Ícone do site

Suor é maior em homens ou mulheres?

Quanto o assunto é o suor – ou, mais tecnicamente, a resposta fisiológica usada pelo corpo para a perda de calor – a questão-chave é o tamanho do corpo, e não o gênero.

Isto significa que indivíduos maiores suam mais do que os menores durante o exercício em condições quentes, mas toleráveis, independentemente do sexo.

“Acreditava-se que o gênero influenciasse a sudorese e o fluxo sanguíneo da pele durante o estresse por calor. Descobrimos que essas respostas de perda de calor são, de fato, independentes do gênero durante o exercício em condições onde o corpo pode regular com sucesso sua temperatura,” resumiu o professor Sean Notley, da Universidade de Wollongong (Austrália), que fez a comparação em colaboração com colegas da Faculdade de Enfermagem de Mie (Japão).

Suor e circulação

O corpo esfria-se de duas maneiras principais: suar e aumentar a circulação na superfície da pele. A forma e o tamanho do corpo determinam qual destes dois métodos é usado para a perda de calor.

O comparativo descobriu que homens e mulheres menores com maior área de superfície por quilo de massa corporal são mais dependentes da perda de calor através do aumento da circulação e menos dependentes da transpiração.

Foram analisados o fluxo de sangue na pele e as respostas de sudorese em 36 homens e 24 mulheres que realizaram um teste de exercício leve e outro de exercício moderado a 28 graus Celsius e umidade de 36%.

Estas são condições nas quais o corpo é capaz de mitigar o calor adicional produzido durante o exercício e evitar novos aumentos na temperatura corporal, aumentando a transpiração e o fluxo sanguíneo para a pele. As mesmas alterações da temperatura corporal foram observadas em todos os participantes de cada teste, independentemente do sexo.

Os resultados foram descritos em um artigo publicado na revista científicaExperimental Physiology.

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile