Muito comum o consumo em períodos de festas juninas, o milho verde, contem nutrientes que são capazes de proteger o sistema reprodutor, fortificar os músculos do coração, garantir a potência sexual e auxiliar no sistema digestivo. O cereal é rico em aminoácidos como o triptofano e lisina, além de fósforo, magnésio, fero, potássio, cálcio. O milho é composto também de vitaminas A, B1 e E, carboidratos e fibras.
Por ser antioxidante, o milho combate o envelhecimento. Outro componente importante encontrado no milho são as fibras que contribuem para diminuir o nível de colesterol e de açúcar no sangue, além de reduzir os riscos de doenças cardiovasculares.
A inclusão do milho verde nos cardápios pode contribuir também para o bom funcionamento do intestino das pessoas que sofrem com prisão de ventre, devido a riqueza de fibras encontradas.
O milho pode ser consumido em diversas maneiras, dentre elas, cozido, assado, bolo, canjica, pamonha, polenta e cuscuz. Atualmente a produção industrializada inclui diferentes tipos de milho, como farinha, fubá, flocos, canjiquinha, milho de pipoca e outros. No entanto, o consumo do milho fresco, na versão em conserva não é recomendável para o suco, devido o alto teor de sódio, o que não é benéfico para a saúde.
Como fazer o suco:
Para fazer o suco de milho, retire os grãos de milho das espigas com uma faca. Bata o milho no liquidificador com três xícaras de leite e uma xicara e meia de água, em seguida, adicione e o açúcar. Coloque no fogo e mexa até ferver e engrossar. Após retirar do fogo, deixe esfriar.
Bata novamente no liquidificador a papa de milho com mais um pouco de leite, e após, acrescente o leite condensado. Coloque na geladeira e consuma na temperatura do seu gosto.
Ingredientes
– 5 espigas de milho
– 1 xícara de chá açúcar
– 6 xícaras de chá de leite
– 3 xícaras de chá de água
– 1/4 de lata de leite condensado