Spray de espuma e maquiagem excessiva no carnaval podem causar lesões nos olhos

Com a chegada do carnaval, é bastante comum o uso de spray de espuma e maquiagem entre jovens, crianças e adultos nos circuitos. O excesso dos produtos podem ser um problema para a saúde dos olhos. De acordo com o Conselheiro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Marcus Sáfady as lesões causadas por spray de espuma podem comprometer a visão.

Segundo o médico, o contato da espuma nos olhos, pode causar vermelhidão, sensação de areia nos olhos, dor e todo tipo de reação alérgica. Sáfady ainda ressalta, que o primeiro passo, caso isso aconteça, é lavar a área afetada com água corrente e, se não melhorar, procurar um médico. Ele também chama a atenção para a automedicação, alertando para os riscos   e/ou complicações.

O médico ainda alerta para uso da maquiagem em excesso – outro produto considerado um problema comum no carnaval. Para ele, o uso de sombras com purpurina ou glitter, podem arranhar a córnea ou se alojar na pálpebra, causando irritação.

O Projeto de Lei 4.476/12, que propunha a proibição da venda do produto, foi arquivado no dia 31 de janeiro deste ano, pois o Artigo 105 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados determina que ao fim de cada legislatura sejam arquivadas as propostas que estavam em tramitação.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.